CANDIDATURAS ATÉ 30 DE SETEMBRO
Descrição / Enquadramento
O Vale Indústria 4.0 tem como objetivo promover a definição de uma estratégia tecnológica própria, com vista à melhoria da competitividade da empresa, alinhada com os princípios da Indústria 4.0.
Pretende-se com esta medida a transformação digital através da adoção de tecnologias que permitam mudanças disruptivas nos modelos de negócio de PME (aquisição de serviços de consultoria com vista à identificação de uma estratégia conducente à adoção de tecnologias e processos associados à Indústria 4.0., nomeadamente nas áreas de desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente; desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-Commerce, etc. ).
Estes vales têm o valor unitário de 7500 euros e deverão apoiar mais de 1500 empresas, representando um investimento público de 12 milhões de euros.
Critérios de elegibilidade dos beneficiários (para além dos gerais):
• Não ter projetos aprovados na mesma prioridade de investimento;
• No caso do Vale Inovação/Indústria 4.0, não ter projetos aprovados na prioridade de investimento Qualificação PME.
São beneficiários desta medida as PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.
Incentivo Não Reembolsável (INR) 75% com limite de €7.500.
Procedimento
De acordo com o Aviso N. 19/SI/2017, as empresas têm de pedir orçamentos a
duas entidades e adjudicar à que fizer melhores condições.
O que é comparticipado é:
I. Implementação de processos associados ao comércio eletrónico , nomeadamente:
a. Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
b. User Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
c. Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E_Commerce;
d. Inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos;
e. Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
f. Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e
interação com clientes via redes sociais;
g. Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto
longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
h. Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de
terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
i. Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para
visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente
smartphones e tablets;
j. Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.
II. Implementação de outros processos associados à Indústria 4.0, tais como:
a) Sistemas de interconexão; sensores (Smart sensors e sensing entreprise);
b) Big data; realidade aumentada;
c) Fabricação aditiva (additive manufacturing / Impressão 3D); cloud (informação na nuvem); inteligência artificial; sistemas ciber-físicos (tecnologias de informação e comunicação; sensorização e sistemas mecatrónicos para monitorizar e controlar
processos e toda a cadeia de valor, mecatrónica; robótica; cibersegurança;
d) Machine-to- Machine (M2M) e Human-to- Machine interfaces;
e) Ferramentas para Manufacturing as a Service (MaaS) e Apps for manufacturing; Sistemas para Produção Inteligente e Flexível.
III. Serviços de terceiros, incluindo assistência técnica, científica e consultoria em
áreas de conhecimento relacionadas com as ações identificadas nos pontos anteriores e que se mostrem imprescindíveis à concretização da transformação digital do negócio da empresa.
Para concorrer é necessária a seguinte documentação:
IES
Certidão Permanente
Certificado PME
Compromisso de não dívida a Segurança Social e Finanças (não necessita ter os documentos de imediato)
Quanto aos documentos necessários para a candidatura ao vale:
a) Indicação do responsável pelo projeto na empresa, função e contacto.
b) Número de colaboradores, dividido por homens e mulheres, nível de qualificação e área funcional.
É necessária a informação no ano pré-projeto e no ano de conclusão do projeto.
c) IES de 2014, 2015 e 2016
Temos de indicar o número da declaração mas também temos de preencher o seguinte quadro, com dados de 2015,
2016 e 2017 (previsão):
Volume de negócios
Ativo
Capital próprio
Passivo
Resultado operacional
Resultado antes de impostos
Resultado líquido
Capital subscrito
d) Volume de negócios previsional para 2017
e) Indicação de como é que vão ser financiados os 25% do projeto que não são comparticipados
f) Mapa da Segurança Social do mês anterior à candidatura
g) Chave de acesso ao balcão 2020
h) Saber se há outros projetos P2020 em curso
i) Certificação PME
j) Sobre a empresa
– Informação sobre a capacidade de gestão
– Evolução histórica
– Posicionamento atual e vetores de crescimento
– Importância do projeto